A melhor opção dependerá de uma avaliação detalhada, sendo que o mais importante é ser rigoroso e levar em consideração todos os fatores envolvidos. Alguns fatores são difíceis de quantificar, mas muitas vezes podem ser decisivos na decisão:
Prazo de Construção, Quantidade e Utilização do Equipamento
A locação permite que o construtor tenha o equipamento na obra somente na quantidade e prazo necessários. Já na compra, muitas vezes com o objetivo de diminuir o investimento, a obra acaba se adaptando à quantidade de equipamento disponível ou investe muito em material que será utilizado por um prazo curto.
Custo x Benefício
Nem sempre o melhor preço é o melhor benefício. O comprometimento da empresa locadora é permanente, ela quer alugar sempre e fornecer a solução completa, com qualidade e segurança. Avalie a disponibilidade e condições de conservação do andaime. Também consulte se empresa tem transporte para entrega e retirada, montagem em casos complexos e principalmente se os equipamentos estão de acordo com as normas de segurança NR-18.
No caso de compra, essas questões são colocadas de lado.
Suporte Técnico
Ao alugar andaimes, o fornecedor oferece suporte técnico para montagem e manutenção dos equipamentos. Além disso, é muito mais prático e barato contar com profissionais capacitados do que treinar novos colaboradores para montar os equipamentos. Também é exigido que o montador tenha treinamento para montagem do equipamento.
Ociosidade, Manutenção são Custos
Fique atento a isso. Equipamento parado por não ter onde utilizar é custo; desconhecimento de manutenção e falta de know-how é risco para o próximo uso; adaptação para conseguir reutilizar um equipamento pode ser perigoso ou baixar produtividade.
Comprar ou alugar andaimes? Ainda não sabe qual a melhor opção para o seu empreendimento? Entre em contato com a Andaimes Urbe, teremos satisfação em ajudar a oferecer a solução mais adequada para a sua necessidade. Com certeza, locação é uma boa opção.