A Andaimes Urbe demonstra como fixar o Andaime Fachadeiro e o Andaime Multidirecional na parede com braçadeira, tubo cantoneira e chumbador para que a estrutura esteja totalmente estável na fachada de forma correta e segura.
Procedimento de fixação do andaime
Esse processo realizado nos canteiros de obras têm um papel fundamental para garantir a segurança da equipe envolvida em uma construção. E quando se trata de trabalho em altura, os cuidados devem ser redobrados.
A fixação do andaime envolve a utilização de três peças fundamentais: a braçadeira fixa, o tubo cantoneira e o chumbador 3/8. Com as braçadeiras, o fixador é preso na estrutura do andaime, geralmente de forma alternada a partir do segundo piso.
O tubo cantoneira, elemento essencial para fixar com segurança qualquer estrutura de andaime, é preso no chumbador (parafuso de ancoragem) para proporcionar um ponto de fixação no concreto aplicado no andaime multidirecional e de fachada.
Principais tipos de andaimes
Uma das características importantes dos andaimes são os encaixes simples. Mas isso não significa que sua montagem não deva ser precedida de planejamento.
É possível encontrar o andaime fachadeiro modular para locação, com painéis metálicos simples e com escada de acesso tipo marinheiro acoplada, diagonal em X de travamento, guarda-corpo horizontal e barras de ligação.
Há também os andaimes multidirecionais, mais aproveitados em obras de infraestrutura e industriais ou locais complexos com muitas interferências. Esses equipamentos são compostos por postes com rosetas, travessas horizontais e diagonais de travamento com engate e pinças, piso metálico com escada de acesso interna.
Exigências das normas regulamentadoras para andaimes
Tanto a montagem quanto o uso do andaime fachadeiro ou multidirecional devem atender às normas regulamentadoras, especialmente a NR-18 do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) e a ABNT NBR 6494 – Segurança nos Andaimes.
A NR-18 exige que os andaimes sejam dimensionados por profissional legalmente habilitado e que os projetos de montagem sejam acompanhados pela respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Já a NBR 6494 regulamenta a fabricação dos componentes desse tipo de equipamento.
É sempre importante lembrar que qualquer trabalho realizado pelos operários sobre os andaimes deve ser feito com equipamentos de proteção individuais (EPIs). O cinto de segurança, por exemplo, deve estar bem fixado no trabalhador e ligado a um cabo de vida instalado na estrutura do edifício.
Requisitos do projeto de montagem do andaime
Os andaimes devem ser dimensionados e projetados para suportar, com total segurança, as cargas de trabalho às quais estarão sujeitos na obra. O projeto de montagem deve especificar a capacidade de cargas para as quais o andaime foi dimensionado, levando em consideração outros fatores incidentes, como peso próprio e carga de vento.
De modo geral, considera-se um bom projeto aquele que dispõe de plantas, cortes, vistas e detalhes técnicos que definam claramente os encaixes, o posicionamento de elementos estruturais, o dimensionamento das peças, as cargas adotadas, os pontos de amarração e a sequência de montagem do fachadeiro.
Onde alugar andaimes seguros
Além de realizar os procedimentos citados acima, é preciso também contar com andaimes adequados e aprovados conforme as exigências legais. Afinal, a segurança de toda a equipe e de terceiros é o mais importante em um canteiro de obras.
Na Andaimes Urbe, você encontra uma ampla variedade de equipamentos para construção civil, como andaimes, balancins, plataformas elevatórias de trabalho e diversos equipamentos para proporcionar o acesso à altura mais seguro e eficiente.
Todos os produtos da Urbe atendem às exigências estabelecidas pela NR-18, levando mais segurança aos trabalhadores, promovendo a otimização de recursos e garantindo a total satisfação dos clientes.