A Andaimes Urbe preparou este artigo para esclarecer algumas situações importantes sobre a utilização deste equipamento e ressalta que a montagem e fixação da estrutura exige projeto e deve ser supervisionada por profissional legalmente habilitado.

  • Os andaimes suspensos podem ser sustentados por vigas metálicas apoiadas em estruturas tubulares ou por dispositivos de sustentação (ganchos ou afastadores). Todo o conjunto deve suportar, no mínimo, 3 vezes a maior carga atuante.
  • É permitida a utilização de contrapeso, desde que haja um profissional legalmente habilitado responsável pelo projeto e execução da montagem.
  • É comum haver respingos de argamassa, nata de cimento, tinta ou texturas sobre os guinchos e cabos. Para garantir um melhor aproveitamento e desempenho é indicado que seja feita limpeza desse excesso de sujeira regularmente.
  • O tamanho da plataforma do andaime suspenso deve ser, no máximo, de 8,0m (oito metros).
  • Para apoiar a plataforma, durante a montagem, desmontagem ou quanto está fora de uso, deve-se certificar a resistência da estrutura. Bandejas, andaimes ou pisos provisórios são estruturas que nem sempre estão projetadas para receber a carga provocada pelo andaime suspenso.
  • Em todas as situações, o trabalhador deve estar usando cinto de segurança do tipo pára-quedista ligado a trava-quedas em cabo-guia independente.

Se você está pensando em alugar o Balancim Manivela para a sua obra, é importante observar todas as normas de segurança (NR-18) e orientações de montagem / uso do equipamento.

Certifique-se sobre a capacidade técnica do seu fornecedor e de que os trabalhadores foram devidamente treinados para utilizar o equipamento, isto certamente evitará acidentes e garantirá um ótimo desempenho do equipamento.
Pensou em locação de equipamentos, conte com a experiência da Andaimes Urbe.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *