Categorias
Plataformas Aéreas

Atualização da NR-18 determina Plataforma Elevatória Móvel de Trabalho (PEMT)

A Norma Regulamentadora NR-18 trata sobre Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção.

O Novo texto da NR-18, publicado na – Portaria nº 3.733, de 10 de fevereiro de 2020, estabelece Plataforma Elevatória Móvel de Trabalho – PEMT, Plataformas de Trabalho Aéreo (PTA) que foi extinta.

A PEMT herdou os requisitos mais simplificados da PTA que tratam da segurança e as medidas de prevenção, bem como os meios para a sua verificação, para as plataformas elevatórias móveis de trabalho destinadas ao posicionamento de pessoas, juntamente com as suas ferramentas e materiais necessários nos locais de trabalho, devem atender às normas técnicas nacionais vigentes. 

Especificações da Plataforma Elevatória Móvel de Trabalho (PEMT)

A NR-18 tornou menos abrangente o conceito de PTA e dividiu o item em dois tipos:  (i) Plataformas do tipo Cremalheira e (ii) Plataforma Elevatória Móvel de Trabalho (PEMT) com exigências alinhadas às normas técnicas nacionais vigentes.

A Plataforma Elevatória Móvel de Trabalho deve atender às especificações técnicas do fabricante quanto à aplicação, operação, manutenção e inspeções periódicas. 

A  PEMT deve ser dotadas de: 

a-  dispositivos de segurança que garantam seu perfeito nivelamento no ponto de trabalho, conforme especificação do fabricante; 
b –  alça de apoio interno; 
c – sistema de proteção contra quedas que atenda às especificações do fabricante ou, na falta destas, ao disposto na NR-12;
d –  botão de parada de emergência;
e – dispositivo de emergência que possibilite baixar o trabalhador e a plataforma até o solo em caso de pane elétrica, hidráulica ou mecânica;
f –  sistema sonoro automático de sinalização acionado durante a subida e a descida;
g –  proteção contra choque elétrico;
h – horímetro.

Verificação de segurança da PEMT

A manutenção da PEMT deve ser realizada por profissional capacitado pela marca e modelo do equipamento. A NR-18 determina que a operação da plataforma deve ser feita por pessoa capacitada pelo empregador.

Devem ser realizadas inspeção visual e teste funcional na PEMT, verificando-se o

perfeito ajuste e o funcionamento dos seguintes itens: 

  • controles de operação e de emergência; 
  • dispositivos de segurança do equipamento;
  • dispositivos de proteção individual, incluindo proteção contra quedas;
  • sistemas de ar, hidráulico e de combustível
  • painéis, cabos e chicotes elétricos;
  • pneus e rodas;
  • placas, sinais de aviso e de controle; 
  • estabilizadores, eixos expansíveis e estrutura em geral;
  • demais itens especificados pelo fabricante

Aluguel de Plataforma Elevatória Móvel de Trabalho (PEMT) 

A Urbe fornece para locação uma linha completa de Plataforma Elevatória Móvel de Trabalho para realização de trabalhos em altura com total segurança e eficiência. Indicada tanto para a indústria como para construção, a PEMT da Urbe permite versatilidade na elevação com uma combinação de recursos de posicionamento nos obstáculos, facilitando os trabalhos em altura.

Para a Andaimes Urbe, a segurança do trabalhador na obra é requisito fundamental. Por isso,  buscamos divulgar as principais mudanças das NRs e no setor da construção civil, assegurando o cumprimento da NR-18. Nossa missão é oferecer equipamentos seguros. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.