Categorias
Balancim Elétrico

Balancim Motorizado

Os balancins motorizados são plataformas suspensas por cabos de aço, utilizadas para reforma, pintura, lavagem, instalação de tubulações, caixilhos e vidros, além de outros serviços em fachadas de edificações. Sua movimentação é acionada por meio de motores elétricos.

Estes equipamento também é conhecido como andaime suspenso elétrico. A plataforma é modular com 1,5 m de comprimento e comprimento de 0.8 m. A combinação dos módulos (piso) pode chegar a 8 m de comprimento e ser montada em formato “L”.

Suspenso por cabos fixados última laje da edificação, a qual pode se mover horizontalmente em trilhos. A velocidade de mobilização vertical (subida e descida) do balancim varia em torno de 10 m/ min. A alimentação do motor elétrico para subida e descida da plataforma costuma ser de 220 V ou de 380 V trifásico.

Em caso de falta de energia, o balancim motorizado pode ser acionado manualmente e conta também com travas automáticas nos cabos. A capacidade de carga é de 445 a 255 kg (de acordo com tamanho da plataforma). Ao alugar o balancim motorizado é importante observar as Normas de Segurança no Trabalho NR-18 e utilizar Equipamentos de Proteção Individual – EPIs como: capacete, luvas e cinto trava-quedas.

Após a montagem e instalação do balancim é recomendável subir e descer parcialmente o equipamento para testá-lo. Segundo a NR-18, é obrigatório que o piso do balancim seja antiderrapante, completamente forrado e nivelado.

Componentes do balancim motorizado e itens de segurança

Montagem e Fixação

O balancim é suspenso por cabos de aço ligados a uma estrutura presa ao topo da edificação. A sustentação do balancim suspenso, segundo a NR-18, só pode ser apoiada ou fixada em elemento estrutural da edificação (por meio de vigas, afastadores ou outras estruturas metálicas). No caso de sustentação em platibanda ou beiral da edificação, deve haver estudos de verificação estrutural sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado. A estrutura de fixação normalmente possibilita o deslocamento horizontal sobre trilhos.

Estrutura do Equipamento

A estrutura metálica do balancim é composta pelos guarda-corpos incorporado, cabeceiras, piso antiderrapante e rodapés. Na montagem, é preciso conferir se todos os parafusos e travas estejam fixados e apertados. A montagem da estrutura segue um projeto, no qual já estão dimensionados a carga máxima (a qual deve ser anotada em um cartaz no balancim, segundo a NR-18), os módulos e a capacidade do sistema de tração.

Painel de Comando

A movimentação vertical da plataforma é realizado através do acionamento de botões no painel, os quais funcionam com retorno automático (ele é pressionado para funcionar e ao soltar a movimentação é interrompido). O painel deve ter também um botão de emergência para interromper qualquer operação do equipamento. Há ainda botões para nivelar a plataforma para os lados esquerdo e direito do balancim.

Sistema de Tração

O sistema de tração de um balancim funciona com comando paralelo e sincronizado para a subida e a descida por cabos de aço. A tração é alimentada por um motor elétrico e, para segurança, os cabos devem ter trava automática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *