A locação de andaimes é a melhor solução para você fazer sua obra civil com segurança, eficiência e agilidade. Quer saber como proceder? Veja, a seguir, algumas dicas para alugar andaimes sem nenhum problema e economizando dinheiro também!

Conheça as Normas Reguladoras 

As principais normas a tratar dos andaimes são a NBR 6494 e a NR 18. Cada uma dessas normas possui um enfoque distinto.

A norma NR 18 destina-se à construção dos andaimes. Ela exige, dentre outras coisas, que o fabricante dos andaimes seja regularmente inscrita no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, com profissional legalmente habilitado pertencente ao seu quadro de empregados ou societário.

A ABNT NBR 6494, por sua vez, trata da montagem dos andaimes e determina os requisitos de segurança para que se possa trabalhar nessas estruturas de forma segura.

As normas reguladoras são regras obrigatórias estabelecidas pelo Ministério do Trabalho. Além de garantir a segurança dos profissionais, evitam-se penalizações e multas. Por isso, é importante manter os equipamentos e toda a obra de acordo com o que determina as normas NR-18 e ABNT NBR 6494.

Faça um projeto para locação de andaimes

Elaborar corretamente um projeto para Locação de Andaimes não é um trabalho tão simples. Trata-se de um processo que requer especificações como, plantas, elevações, posição dos elementos, cargas utilizadas, cortes e detalhes da montagem no canteiro de obra. 

É importante a supervisão de um especialista para conhecer o total exato de andaimes que serão alugados e o período que permanecerão locados. Também é necessário selecionar o tipo de andaime mais apropriado. 

Conheça os tipos de andaimes mais adequados

Existem quatro tipo de andaimes que são muito utilizados na construção civil:

Há também os andaimes suspensos, ou balancins e as cadeiras suspensas. Para evitar despesas extras e desperdício é importante saber qual modelo será preciso utilizar. Todas essas informações são possíveis com a empresa locadora. 

Como será feita montagem do andaime

Tenha mão de obra qualificada para a montagem e a operação do equipamento. Para utilizar estruturas mais complexas, o ideal é contar com a assistência da empresa que loca os equipamentos. Dessa maneira, será possível proporcionar mais produtividade, evitar erros e acidentes ou uso indevido das peças. 

Os profissionais capacitados para montagem de andaimes sabem como utilizar as peças da forma mais adequada. Existe ainda a opção de fazer a contratação do serviço de montagem na empresa locadora do equipamento. 

Para ter certeza de que os andaimes realmente cumprem as normas de segurança, convém consultar documentação, como:

  • ART (Anotação de Responsabilidade Técnica): emitida pelo fabricante do equipamento;
  • Projeto técnico de montagem: feito pelo profissional legalmente capacitado, baseado na ART;
  • Histórico das manutenções e das revisões.

Escolha uma empresa de qualidade

Para locação de andaimes com segurança, não adianta apenas optar pela opção de menor custo, mas, deve-se considerar ainda a qualidade dos serviços e dos equipamentos. A empresa locadora do equipamento deve cuidar da segurança dos profissionais e cumprir rigorosamente as normas regulamentadoras.

O aluguel de andaimes torna a realização da obra mais eficiente. Tenha a Andaimes Urbe como sua parceira, uma empresa que oferece equipamentos para construção civil com ótima qualidade, além de um ótimo custo-benefício.

Se você está precisando de andaimes ou de outros equipamentos, aproveite para entrar em contato conosco e obter mais informações!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *