Categorias
Bandeja de Proteção Segurança no Trabalho

O que são Bandejas de Proteção ou Aparalixos

A Bandeja de Proteção ou Aparalixo é um equipamento de segurança obrigatório previsto pela norma NR18 que tem como função a proteção contra quedas de materiais nas obras de construção civil.

Bandeja de Proteção urbe

O equipamento é semelhante a uma mão francesa, com uma extremidade inclinada para dentro. Sobre a peça da bandeja é feito o assoalho e a parte inclinada em madeira ou chapa de compensado. O objetivo é impedir que objetos que caíram da edificação cheguem ao chão e coloquem em risco quem está embaixo. As bandejas de proteção são, normalmente, fixadas nas faces externas das vigas com ganchos ou chumbadores. A Bandeja de Proteção é obrigatória em todas as obras de edificações com mais de 4 pavimentos e são classificadas pela norma NR18 como primária ou secundária.

Bandejas de Proteção Primária

A bandeja de proteção primária deve estar localizada na primeira laje, na altura do primeiro pé-direito acima do nível do terreno, possuir dimensões mínimas de 2,50 m de balanço em relação à face externa da construção e ser complementada com um elemento de 0,80 m de comprimento fixada a 45º na extremidade da plataforma. Em edificações em que os pavimentos mais altos forem recuados em relação à base, a primeira laje a ser considerada para colocação da plataforma principal é a do corpo recuado.

Bandejas de Proteção Secundárias

As bandejas secundárias são instaladas a cada três lajes, tendo como mínimo 1,40 m de balanço, e são complementadas por faixas de 0,80 m fixadas a 45º nas bordas da plataforma.

Instalação das Bandejas de Proteção

Existem duas formas de fixação de Bandejas de Proteção, a BA e FG. Elas se diferenciam pela uso de gancho na laje ou chumbador de fixação. Tanto a Bandeja Primária quanto a Secundária podem ter essas formas de fixação. A Bandeja de Proteção BA é indicada para reformas ou para quando não tem os ganchos na laje. Já a Bandeja de Proteção FG é indicada para obras em construção, e os ganchos devem ser previamente previstos para serem concretados junto com a laje. Se tiver a possibilidade de concretar o gancho na laje, a montagem da bandeja será bem simples. Será somente o encaixe do suporte.
Agora você já sabe o que são Bandejas de Proteção. Segurança na obra é com a Andaimes Urbe, alugamos o equipamento na região de São Paulo e Campinas. Entre em contato com a nossa equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *