É uma equipamento de proteção coletiva, obrigatório em todas as construções com mais de quatro pavimentos ou edificações com altura equivalente. As Bandejas de Proteção devem ser instaladas em todo o perímetro do edifício em obra. Conhecido também como Aparalixo, o equipamento apara a queda de materiais, ferramentas, entulhos e outros objetos que podem causar acidentes no canteiro de obra.  

Montagem da Bandeja de Proteção Coletiva

As Bandejas Primárias são montadas depois a concretagem da primeira laje. A NR-18  menciona que as Bandejas Primárias ou Plataformas Principais de Proteção devem ter dimensões horizontais de 2,5 m da face externa da fachada e um complemento de 0,80 m de extensão com inclinação de 45° graus a partir da extremidade. 

Após a instalação da Bandeja de Proteção Primária, são montadas as Bandejas Secundárias em cada três lajes dos pavimentos superiores. Elas devem ter comprimento horizontal mínimo de 1,40 m e complemento de 0,80 m de extensão com inclinação de 45° graus. 

Suporte da Bandeja e Forração

O Suporte de Bandeja Urbe é fabricado em perfis metálicos tipo U, de 76 mm de base por 40 mm de altura e espessura de 3,1 mm. Há possibilidade de fixação por ganchos deixados durante a concretagem, barras de ancoragem ou chumbadores de expansão.

O chumbador deve ter uma profundidade mínima no concreto (consulte um especialista), para evitar condições climáticas extremas como ventos que possam movimentar a bandeja e provocar quedas. 

Quando todas as bandejas estiverem ancoradas, deve ser feito o processo de forração. As Bandejas de Proteção Urbe são fornecidas com sarrafo para facilitar a instalação do assoalho de madeira. O madeiramento das bandejas de proteção periférica precisa ser contínuo e sem vãos.

Segundo a NR 18 as bandejas só podem ser retiradas quando todo o revestimento externo da edificação estiver completo e não houver qualquer risco de queda de objetivos. 

Segurança no trabalho em altura

Todo o procedimento de instalação das bandejas primárias e secundária precisa ter acompanhamento de responsável técnico qualificado, para emitir laudo dos serviços e garantir correta instalação, sempre respeitando as normas de segurança. O mesmo se aplica para o processo de desmontagem das bandejas.  

Os montadores devem receber treinamento de NR 18 e NR 35, seguindo as diretrizes relativas à segurança de trabalho em altura e portarem os equipamentos de proteção individual – EPI, como cinto de segurança conectado à linha de vida, luvas e capacetes.  
Segurança de trabalho em altura depende de escolha correta de equipamentos.

Por isso, conte com a Andaimes Urbe para locação de equipamentos para construção civil sempre com disponibilidade imediata, total assistência e conveniência aos clientes. Nossa missão é oferecer equipamentos seguros.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *