Categorias
Balancim Elétrico

Utilização do Balancim Elétrico Urbe e Fixação em Andaime Multidirecional com Contrapeso

Alternativa para construtora que busca melhorar a produtividade da obra, o Balancim Elétrico Urbe foi utilizado no reparo e manutenção da fachada do edifício. Esse tipo de equipamento está conquistando cada vez mais clientes, principalmente, pela agilidade e segurança dos trabalhadores às suas fachadas.

Os prazos foram cumpridos em menos tempo. Além disso, os operários puderam trabalhar também com mais facilidade e comodidade, já que não exigiam nenhum esforço físico na subida e na descida do equipamento.

O Balancim Elétrico Urbe é um equipamento suspenso por cabos de aço, tracionado por dois motores elétricos em cada extremidade da plataforma. O modelo elétrico pode alcançar velocidade média de trabalho de até 10 m / min e é capaz de suportar até 595 kg, incluindo o peso próprio, o da carga e dos operários. 

O painel de controle dispõe de botões de nivelamento e de emergência. O equipamento é acionado apenas por botoeiras com comandos de subida e descida para movimentação vertical com retorno automático, ou seja, basta parar de pressionar o botão para interromper o movimento. Além disso, dispõe de acionamento manual, em caso de falta de energia elétrica.

O Balancim Elétrico está equipado com sistema de segurança, em conformidade com a NR-18, ao lado de cada guincho há um cabo que passa pelo dispositivo trava-quedas instantâneo. Os guinchos elétricos são equipados com dispositivos de fim de curso que funciona desligando os motores caso a plataforma ultrapasse o limite do cabo de aço de içamento durante a subida. 

As plataformas de trabalho foram concebidas para proporcionar segurança e praticidade ao trabalhador e atendem a todos os requisitos da NR-18, possuindo rodapés em toda sua volta, guarda-corpo externo e piso antiderrapante totalmente fechado, sem vãos abertos no assoalho, impedindo a queda de detritos ou ferramentas.

Sistema de fixação para o balancim elétrico 

A montagem do Andaime Multidirecional, equipamento utilizado na fixação do balancim, foi feita de maneira estável, por profissionais legalmente habilitados e  qualificados. São muitas as maneiras de se fixar um balancim elétrico. O fundamental é sempre seguir as Normas de Segurança para que não sejam utilizados sistemas com materiais inapropriados ou formas de fixação fora dos padrões de segurança exigidos.

A mureta (platibanda) da edificação de alvenaria não possibilitou fixar elemento a sua estrutura. Sendo assim, foi necessário sobrepor a platibanda utilizando o Andaime Multidirecional Urbe e sistema de contrapeso.

O sistema de contrapeso foi uma solução adequada, já que não havia sistema de ancoragem pré-existente e elemento estrutural passível de amarração na edificação. Na utilização do sistema contrapeso como forma de fixação da estrutura de sustentação do Balancim Elétrico.

Foram atendidas as seguintes especificações mínimas:

  • Invariável quanto à forma e peso especificados no projeto.
  • Fixado à estrutura de sustentação dos andaimes.
  • Material de concreto, aço ou outro sólido não granulado, com seu peso conhecido e marcado de forma indelével em cada peça.
  • Contraventamentos que impeçam seu deslocamento horizontal.

Desde 1976 no mercado de aluguel de equipamentos para construção civil, a Andaimes Urbe vem construindo uma marca reconhecida pelo profissionalismo. Para a empresa, a segurança do trabalhador é requisito fundamental, assegurando o cumprimento das normas de segurança para oferecer equipamentos, fazendo também visitas técnicas, transporte e montagem dos equipamentos para locação.

A Urbe pode auxiliar você na busca pelo melhor equipamento para sua obra. Dispomos de diversos profissionais para orientação nas montagens em casos complexos ou simples, de acordo com a sua necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *