Categorias
Andaimes Segurança no Trabalho

Evitando acidentes com o uso de andaimes

A legislação de segurança no trabalho, norma NR18, exige que a utilização de andaimes deva ser supervisionada por profissional legalmente habilitado.

O andaime é uma estrutura montada para permitir o acesso dos trabalhadores para execução dos serviços nas mais variadas alturas, facilitando a construção ou o reparo da obra. Para manter a segurança é preciso cumprir algumas normas de segurança no uso de andaimes. Seja no canteiro de obras ou planta industrial, certos riscos devem ser evitados para aumentar a segurança dos operários e da obra.A legislação de segurança no trabalho, norma NR18, exige que a utilização de andaimes deva ser supervisionada por profissional legalmente habilitado. Os andaimes devem passar por inspeção de qualidade e devem seguir as instruções de manutenção do fabricante / empresa locadora.

Alguns pontos importantes no momento da montagem dos andaimes:

  • Obrigatório que o andaime seja montado em solo estável com suas bases niveladas;
  • Não se deve ultrapassar o limite do peso estipulado pelo fabricante;
  • Respeite as condições climáticas, tenha cautela no uso em dias de chuva;
  • Verificar se as rodas do equipamento estão travadas;
  • Quando houver instalação próxima à rede elétrica, a concessionária de energia deverá ser acionada a fim de orientar a distância e os cuidados a serem tomados;
  • Os trabalhadores devem ser orientados e capacitados para trabalhar sobre a estrutura dos andaimes e utilizar todos os equipamentos de proteção individual – EPIs – como trava-quedas e capacete, conforme normas de segurança exigidas.

Lembramos que essas são apenas algumas dicas de segurança para realização de trabalho em altura com uso de andaimes. É importante ter conhecimento das exigências da norma de segurança no trabalho NR18, específica para o uso andaimes e da NR35, específica para trabalho em altura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *