Andaime Fachadeiro NR-18 Urbe
A norma NR-18 exige que o dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentação e fixação, deva ser realizado por profissional legalmente habilitado. Acidentes com andaimes geralmente ocorrem quando a estrutura de sustentação e o local de fixação não suportam as cargas para o qual o equipamento está dimensionado. Toda montagem deve ser precedida de projeto elaborado por profissional legalmente habilitado que vai especificar a maneira mais segura de montar o equipamento.

De acordo com o item 18.15.2.2 é obrigatória a identificação das peças dos andaimes com gravação de forma aparente e indelével do fabricante e / ou locador, referência do tipo, lote e ano de fabricação. A identificação deverá ser feita nos tubos, painéis, pisos e guarda-corpo dos andaimes. Tal exigência possibilitará que, em caso de acidente, seja possível rastrear o fabricante e / ou locador.

Trava-Quedas NR-18 Urbe
Já estão vigorando também as exigências para que os montadores de andaimes sejam qualificados e recebam treinamentos específicos para trabalho em altura, NR35. Obrigatório também o uso de cinto de segurança tipo paraquedista com duplo talabarte que possua ganchos de abertura mínima de 50 mm e dupla trava de segurança, bem como as ferramentas utilizadas devem ser exclusivamente manuais e com amarração que impeça sua queda acidental. Os operadores devem portar crachá de identificação e qualificação, no qual conste a data de seu último exame médico ocupacional e treinamento.

Trava Quedas Urbe

Continua em vigor a regra que determina que as torres de andaimes não podem ultrapassar em altura 4 vezes a menor dimensão da base de apoio quando não estaiadas. Esta regra é muito importante para a estabilidade do andaime. O locador e/ou fornecedor deve se precaver com a entrega de manual de orientação com esta regra. Quando os andaimes forem instalados próximos à rede elétrica, a concessionária de energia deverá ser acionada a fim de orientar a distância e os cuidados a serem tomados.

Balancim Elétrico NR-18 Urbe
Para os andaimes suspensos mecânicos (balancins), a montagem também deve ser precedida de projeto realizado por profissional legalmente habilitado, que observará os pontos de fixação, estrutura de suporte e outros detalhes. O mesmo vale para a sustentação da cadeirinha suspensa.

Balancim Elétrico Urbe

Quanto aos andaimes suspensos de catraca, também conhecidos como balancim duplo pesado, o seu uso continua permitido. A partir de janeiro de 2015 será proibido o uso do andaime suspenso de catraca em edificações com mais de 8 pavimentos ou altura equivalente.

Antes de alugar um equipamento para a sua obra, verifique se o seu fornecedor atende as exigência da norma NR-18, isto certamente poderá evitar acidentes e contratempos na sua obra.
Conte com a experiência da Andaimes Urbe, disponibilidade e segurança e para a sua obra.
Consulte a norma na integra: http://portal.mte.gov.br/legislacao/norma-regulamentadora-n-18-1.htm


5 respostas para “Normas de segurança para locação de andaimes e balancins”

  1. Estou a quase dez anos na construção civil como TST, vou começar a trabalhar em uma obra com balancim será a primeira vez, o que me recomendam, quais itens devo ter mais atenção; bom dia obrigado.

  2. Porque é necessário essa identificação na tubulação dos andaimes? Qual a finalidade?
    “De acordo com o item 18.15.2.2 é obrigatória a identificação das peças dos andaimes com gravação de forma aparente e indelével do fabricante e/ou locador, referência do tipo, lote e ano de fabricação. A identificação deverá ser feita nos tubos, painéis, pisos e guarda-corpo dos andaimes. Tal exigência possibilitará que, em caso de acidente, seja possível rastrear o fabricante e/ou locador”.

  3. A norma estabelece a gravação indelével nas partes do andaime para garantir quem fabricou, o lote, ano de fabricação etc… para que em caso de acidentes possa gerar uma perícia e garantir a qualidade do material utilizado.

  4. Matéria Interessante, parabéns à Andaimes Urbe, pela iniciativa e preocupação em seguir as normas regulamentadoras de segurança. São de empresas assim que podemos confiar que os produtos são de qualidade e que existe um suporte por trás das vendas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *