Categorias
Andaimes Segurança no Trabalho

Aluguel de andaimes e normas de segurança no trabalho

Antes de iniciar uma obra ou manutenção, seja ela grande ou pequena, as normas de segurança devem ser impostas e encaradas por todos os envolvidos como regra básica para evitar acidentes.

Andaime Fachadeiro

Pensando nisso, a Andaimes Urbe listou algumas recomendações de segurança:

Andaimes só podem ser montados, movidos ou alterados com a supervisão de um especialista técnico. Utilize sempre os equipamentos de proteção e segurança individual como capacete, cinto de trava-quedas, botas entre outros para prevenir acidentes que podem ser fatais.

  • Verifique o tipo de solo onde vai montar os andaimes. Utilize bases resistentes para suportar as cargas transmitidas aos pontos de apoio da peça de andaime. Nunca apoie a plataforma em locais ou objetos instáveis, como calços, tijolos soltos, pedaços de madeira e etc.
  • O equipamento deve estar equipado com material apropriado, como barras de proteções laterais, piso metálico antiderrapantes e guarda corpo.
  • As peças dos andaimes como parafusos, barras, travas, pisos não podem apresentar sinais de desgaste como ferrugem e rachaduras e devem ser trocados sempre que apresentarem sinais de dano.
  • Os andaimes devem ser inspecionados regularmente, especialmente quando houver modificações na estrutura da obra que os possa afetar.
  • Os andaimes devem estar montados com no mínimo 3 m de distância de cabos elétricos suspensos.
  • Evite a utilização do equipamento quando as condições climáticas não forem estáveis. Em tempestades os trabalhadores devem evitar a utilização de andaimes.
  • Os andaimes nunca devem ser deslocados quando estiverem pessoas em cima da plataforma.
  • Em algumas situações e locais é necessário aplicar redes de proteção para evitar possíveis danos físicos e materiais a vizinhos e pedestres, provocados por materiais ou ferramentas que possam cair dos andaimes.
  • A desmontagem das peças deve ser executada de maneira adequada.
  • Ao desmontar a estrutura nunca jogue as peças de cima para o chão, desça-os amarrados a uma corda. Isto evitará que as peças se danifiquem e acidentes com pessoas próximas a estrutura.

Seguindo estas orientações você poderá tirar o máximo de proveito do equipamento alugado para sua obra ou manutenção e evitar acidentes que podem ser fatais.

Para orientação nas montagens e fornecimento de soluções em casos complexos, a Andaimes Urbe conta profissionais técnicos, capacitados e treinados para oferecer uma solução segura e prática para sua obra, com a melhor relação custo benefício.

Entre em contato com a Andaimes Urbe e alugue o equipamento ideal para a sua obra ou manutenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *